terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ROMANTISMO

 
"Dante e Virgílio" - Eugène Delacroix

ROMANTISMO


Tendência que se manifesta nas artes e na literatura do final do século XVIII até o fim do século XIX. 
Nasce na Alemanha, na Inglaterra e na Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. Opõe-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. Caracteriza-se por defender a liberdade de criação e privilegiar a emoção.
As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado. 
A tendência é influenciada pela tese do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. 
Também está impregnada de ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789). 

ARTES PLÁSTICAS 
O romantismo chega à pintura no início do século XIX. 
Na Espanha, o principal expoente é Francisco Goya (1746-1828). Na França destaca-se Eugène Delacroix (1798-1863), com sua obra Dante e Virgílio. 
 Na Inglaterra, o interesse pelos fenômenos da natureza em reação à urbanização e à Revolução Industrial é visto como um traço romântico de naturalistas como John Constable (1776-1837). 
O romantismo na Alemanha produz obras de apelo místico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774-1840).

LITERATURA  
A poesia lírica é a principal expressão. 
Também são freqüentes os romances.
 Frases diretas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificação e comparação são características marcantes. 
Amores irrealizados, morte e fatos históricos são os principais temas. 
O marco da literatura romântica é Cantos e Inocência (1789), do poeta inglês William Blake (1757-1827). 
O livro de poemas Baladas Líricas, do inglês William Wordsworth (1770-1850), é uma espécie de manifesto do movimento. 
O poeta fundamental do romantismo inglês é Lord Byron (1788-1824). 
Na linha do romance histórico, o principal nome é o escocês Walter Scott (1771-1832).
 Na Alemanha, o expoente é Goethe (1749-1832), autor de Fausto.
O romantismo impõe-se na França no fim da década de 1820 com Victor Hugo (1802-1885), autor de Os Miseráveis. 
Outro dramaturgo e escritor francês importante é Alexandre Dumas (1802-1870), autor de Os Três Mosqueteiros.

MÚSICA 
Os compositores buscam liberdade de expressão. Para isso, flexibilizam a forma e valorizam a emoção.
 Exploram as potencialidades da orquestra e também cultivam a interpretação solo. 
Resgatam temas populares e folclóricos, que dão ao romantismo caráter nacionalista.
A transição do classicismo musical, que acontece já no século XVIII, para o romantismo é representada pela última fase da obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). 
Nas sonatas e em seus últimos quartetos de cordas, começa a se fortalecer o virtuosismo. 
De suas nove sinfonias, a mais conhecida e mais típica do romantismo é a nona. 
As tendências românticas consolidam-se depois com Carl Maria von Weber (1786-1826) e Franz Schubert (1797-1828).
O apogeu, em meados do século XIX, é atingido principalmente com Felix Mendelssohn (1809-1847), autor de Sonho de uma Noite de Verão, Hector Berlioz (1803-1869), Robert Schumann (1810-1856), Frédéric Chopin (1810-1849) e Franz Liszt (1811-1886). 
No fim do século XIX, o grande romântico é Richard Wagner (1813-1883), autor das óperas românticas O Navio Fantasma e Tristão e Isolda.

TEATRO 
A renovação do teatro começa na Alemanha. Individualismo, subjetividade, religiosidade, valorização da obra de Shakespeare (1564-1616) e situações próximas do cotidiano são as principais características. 
O drama romântico em geral opõe num conflito o herói e o vilão. Os dois grandes expoentes são os poetas e dramaturgos alemães Goethe e Friedrich von Schiller (1759-1805). 
Victor Hugo é o grande responsável pela formulação teórica que leva os ideais românticos ao teatro. 
Os franceses influenciam os espanhóis, como José Zorrilla (1817-1893), autor de Don Juan Tenório; os portugueses, como Almeida Garrett (1799-1854), de Frei Luís de Sousa; os italianos, como Vittorio Alfieri (1749-1803), de Saul; e os ingleses, como Lord Byron (1788-1824), de Marino Faliero.

ROMANTISMO NO BRASIL 
O romantismo surge em 1830, influenciado pela independência, em 1822. 
Desenvolve uma linguagem própria e aborda temas ligados à natureza e às questões político-sociais. 
Defende a liberdade de criação e privilegia a emoção.
 As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade, a natureza, os temas nacionais, as questões político-sociais e o passado.

Artes plásticas –Os artistas dedicam-se a pinturas históricas, que enaltecem o Império e o nacionalismo oficial. 
Exemplos são as telas A Batalha de Guararapes, de Victor Meirelles (1832-1903), e A Batalha do Avaí, de Pedro Américo.
 O romantismo também influencia as obras dos pintores Araújo Porto Alegre (1806-1879) e Rodolfo Amoêdo (1857-1941).

Literatura –O marco inicial do romantismo brasileiro é a publicação, em 1836, de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1811-1882). 
A produção literária passa por quatro fases. 
A primeira (1836-1840) privilegia o misticismo, a religiosidade, o nacionalismo e a natureza. 
Seus expoentes são Araújo Porto Alegre e Gonçalves de Magalhães.Na segunda (1840-1850) predominam a descrição da natureza, a idealização do índio e o romance de costumes. 
 Os destaques são Gonçalves Dias, poeta de Canção dos Tamoios, José de Alencar, autor de O Guarani, e Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), de A Moreninha.
Na terceira (1850-1860), o nacionalismo intensifica-se e preponderam o individualismo, a subjetividade e a desilusão. 
Na poesia sobressaem Álvares de Azevedo, de Lira dos Vinte Anos, Casimiro de Abreu (1839-1860), de Primaveras, e Fagundes Varela (1841-1875), de Cantos e Fantasias.
 Na prosa consolidam-se as obras de José de Alencar, com Senhora, e Bernardo Guimarães (1825-1884), com A Escrava Isaura. Destaca-se ainda Manuel Antônio de Almeida (1831-1861), com Memórias de um Sargento de Milícias.
Na última fase (1860-1880), época de transição para o realismo e o parnasianismo, prevalece o caráter social e liberal ligado à abolição da escravatura. 
O grande nome na poesia é Castro Alves, autor de O Navio Negreiro. 
Outro poeta importante é Sousândrade (1833-1902), de Guesa. 
Na prosa destacam-se Franklin Távora (1842-1888), de O Cabeleira, e Machado de Assis, em suas primeiras obras, como Helena. 
Com o romantismo surgem as primeiras produções do regionalismo, que retrata de forma idealizada tipos e cenários de regiões do país.

Música –Os compositores buscam liberdade de expressão e valorizam a emoção.
 Resgatam temas populares e folclóricos, que dão ao romantismo caráter nacionalista. 
A ópera se desenvolve no país. Seus principais representantes são Carlos Gomes, autor de O Guarani, e Elias Álvares Lobo (1834-1901). 
Eles são auxiliados por libretistas como Machado de Assis e José de Alencar. 
Em 1863 estréia Joana de Flandres, de Carlos Gomes, com texto em português. 
A última ópera apresentada nesse período é O Vagabundo, de Henrique Alves de Mesquita (1830-1906). 

Teatro –Desenvolve-se a partir da chegada da corte portuguesa, em 1808. 
A primeira peça é a tragédia Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1838), de Gonçalves de Magalhães, encenada por João Caetano (1808-1863). 
Martins Pena, autor de O Noviço, é considerado o primeiro dramaturgo brasileiro importante.
 Individualismo, subjetividade, religiosidade e situações cotidianas são as principais características do período.

 


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terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ROMANTISMO

 
"Dante e Virgílio" - Eugène Delacroix

ROMANTISMO


Tendência que se manifesta nas artes e na literatura do final do século XVIII até o fim do século XIX. 
Nasce na Alemanha, na Inglaterra e na Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. Opõe-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. Caracteriza-se por defender a liberdade de criação e privilegiar a emoção.
As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado. 
A tendência é influenciada pela tese do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. 
Também está impregnada de ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789). 

ARTES PLÁSTICAS 
O romantismo chega à pintura no início do século XIX. 
Na Espanha, o principal expoente é Francisco Goya (1746-1828). Na França destaca-se Eugène Delacroix (1798-1863), com sua obra Dante e Virgílio. 
 Na Inglaterra, o interesse pelos fenômenos da natureza em reação à urbanização e à Revolução Industrial é visto como um traço romântico de naturalistas como John Constable (1776-1837). 
O romantismo na Alemanha produz obras de apelo místico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774-1840).

LITERATURA  
A poesia lírica é a principal expressão. 
Também são freqüentes os romances.
 Frases diretas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificação e comparação são características marcantes. 
Amores irrealizados, morte e fatos históricos são os principais temas. 
O marco da literatura romântica é Cantos e Inocência (1789), do poeta inglês William Blake (1757-1827). 
O livro de poemas Baladas Líricas, do inglês William Wordsworth (1770-1850), é uma espécie de manifesto do movimento. 
O poeta fundamental do romantismo inglês é Lord Byron (1788-1824). 
Na linha do romance histórico, o principal nome é o escocês Walter Scott (1771-1832).
 Na Alemanha, o expoente é Goethe (1749-1832), autor de Fausto.
O romantismo impõe-se na França no fim da década de 1820 com Victor Hugo (1802-1885), autor de Os Miseráveis. 
Outro dramaturgo e escritor francês importante é Alexandre Dumas (1802-1870), autor de Os Três Mosqueteiros.

MÚSICA 
Os compositores buscam liberdade de expressão. Para isso, flexibilizam a forma e valorizam a emoção.
 Exploram as potencialidades da orquestra e também cultivam a interpretação solo. 
Resgatam temas populares e folclóricos, que dão ao romantismo caráter nacionalista.
A transição do classicismo musical, que acontece já no século XVIII, para o romantismo é representada pela última fase da obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). 
Nas sonatas e em seus últimos quartetos de cordas, começa a se fortalecer o virtuosismo. 
De suas nove sinfonias, a mais conhecida e mais típica do romantismo é a nona. 
As tendências românticas consolidam-se depois com Carl Maria von Weber (1786-1826) e Franz Schubert (1797-1828).
O apogeu, em meados do século XIX, é atingido principalmente com Felix Mendelssohn (1809-1847), autor de Sonho de uma Noite de Verão, Hector Berlioz (1803-1869), Robert Schumann (1810-1856), Frédéric Chopin (1810-1849) e Franz Liszt (1811-1886). 
No fim do século XIX, o grande romântico é Richard Wagner (1813-1883), autor das óperas românticas O Navio Fantasma e Tristão e Isolda.

TEATRO 
A renovação do teatro começa na Alemanha. Individualismo, subjetividade, religiosidade, valorização da obra de Shakespeare (1564-1616) e situações próximas do cotidiano são as principais características. 
O drama romântico em geral opõe num conflito o herói e o vilão. Os dois grandes expoentes são os poetas e dramaturgos alemães Goethe e Friedrich von Schiller (1759-1805). 
Victor Hugo é o grande responsável pela formulação teórica que leva os ideais românticos ao teatro. 
Os franceses influenciam os espanhóis, como José Zorrilla (1817-1893), autor de Don Juan Tenório; os portugueses, como Almeida Garrett (1799-1854), de Frei Luís de Sousa; os italianos, como Vittorio Alfieri (1749-1803), de Saul; e os ingleses, como Lord Byron (1788-1824), de Marino Faliero.

ROMANTISMO NO BRASIL 
O romantismo surge em 1830, influenciado pela independência, em 1822. 
Desenvolve uma linguagem própria e aborda temas ligados à natureza e às questões político-sociais. 
Defende a liberdade de criação e privilegia a emoção.
 As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade, a natureza, os temas nacionais, as questões político-sociais e o passado.

Artes plásticas –Os artistas dedicam-se a pinturas históricas, que enaltecem o Império e o nacionalismo oficial. 
Exemplos são as telas A Batalha de Guararapes, de Victor Meirelles (1832-1903), e A Batalha do Avaí, de Pedro Américo.
 O romantismo também influencia as obras dos pintores Araújo Porto Alegre (1806-1879) e Rodolfo Amoêdo (1857-1941).

Literatura –O marco inicial do romantismo brasileiro é a publicação, em 1836, de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1811-1882). 
A produção literária passa por quatro fases. 
A primeira (1836-1840) privilegia o misticismo, a religiosidade, o nacionalismo e a natureza. 
Seus expoentes são Araújo Porto Alegre e Gonçalves de Magalhães.Na segunda (1840-1850) predominam a descrição da natureza, a idealização do índio e o romance de costumes. 
 Os destaques são Gonçalves Dias, poeta de Canção dos Tamoios, José de Alencar, autor de O Guarani, e Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), de A Moreninha.
Na terceira (1850-1860), o nacionalismo intensifica-se e preponderam o individualismo, a subjetividade e a desilusão. 
Na poesia sobressaem Álvares de Azevedo, de Lira dos Vinte Anos, Casimiro de Abreu (1839-1860), de Primaveras, e Fagundes Varela (1841-1875), de Cantos e Fantasias.
 Na prosa consolidam-se as obras de José de Alencar, com Senhora, e Bernardo Guimarães (1825-1884), com A Escrava Isaura. Destaca-se ainda Manuel Antônio de Almeida (1831-1861), com Memórias de um Sargento de Milícias.
Na última fase (1860-1880), época de transição para o realismo e o parnasianismo, prevalece o caráter social e liberal ligado à abolição da escravatura. 
O grande nome na poesia é Castro Alves, autor de O Navio Negreiro. 
Outro poeta importante é Sousândrade (1833-1902), de Guesa. 
Na prosa destacam-se Franklin Távora (1842-1888), de O Cabeleira, e Machado de Assis, em suas primeiras obras, como Helena. 
Com o romantismo surgem as primeiras produções do regionalismo, que retrata de forma idealizada tipos e cenários de regiões do país.

Música –Os compositores buscam liberdade de expressão e valorizam a emoção.
 Resgatam temas populares e folclóricos, que dão ao romantismo caráter nacionalista. 
A ópera se desenvolve no país. Seus principais representantes são Carlos Gomes, autor de O Guarani, e Elias Álvares Lobo (1834-1901). 
Eles são auxiliados por libretistas como Machado de Assis e José de Alencar. 
Em 1863 estréia Joana de Flandres, de Carlos Gomes, com texto em português. 
A última ópera apresentada nesse período é O Vagabundo, de Henrique Alves de Mesquita (1830-1906). 

Teatro –Desenvolve-se a partir da chegada da corte portuguesa, em 1808. 
A primeira peça é a tragédia Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1838), de Gonçalves de Magalhães, encenada por João Caetano (1808-1863). 
Martins Pena, autor de O Noviço, é considerado o primeiro dramaturgo brasileiro importante.
 Individualismo, subjetividade, religiosidade e situações cotidianas são as principais características do período.

 


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