sábado, 30 de janeiro de 2016

Sofá "anti-gatos"



Não é mágica, é um tecido chamado Suede.
Eu tinha um sofá de couro, que em menos de 1 mês o conjunto foi totalmente destruído por uma gata. 
Aí vc fala: ué, compra um arranhador para gatos! Mas eu tinha, sempre tives, e eles NUNCA deram bola!!!!! (Pra que usar um arranhador sem graça se tem um sofá que é bem mais legal... rsrs)
Até comprei uns cheios de frescuras, com casinha, brinquedinho... joguei dinheiro fora... rsrs
(A Jeannie destruidora kkkk olha que carinha de meiga... só a cara pq as unhas!!!!! kkkk)

Oi? Como assim? Isso mesmo! Quem tem gatos sabem do que estou falando... das famosas "arranhadinhas" básicas que os gatos dão em móveis, e eles adoram o sofá!!!! Entenda esse comportamento aqui
Enfim... PT no meu sofá... Ao adquirir outro, comecei pesquisar sobre algum tecido que resistisse aos gatos...rsrsrs 
Fui a inúmeras lojas ver modelos e em uma delas, o vendedor me "apresentou" ao Suede... Ele contou que tinha gatos e o tecido era resistente. Confiei, comprei o sofá neste tecido e que bom que ele estava certo! Quase três anos depois, três gatos em casa e meu sofá está firme e forte! Sem nenhum fio puxado!!!!!!

 Anote a lista dos piores tecidos para quem tem gatos em casa: Chenille, Jacquard, Rústicos, Linhão e tecidos à base de Juta.

Para preservar nossos estofados a ideia é dificultar o trabalho dos gatos. Os melhores tecidos,  na opinião dos gatos, são aqueles com a trama bem definida e aberta, onde as unhas entram com facilidade. Evite esses tecidos em casa.

A solução são tecidos que não sejam fáceis de enroscar as unhas, ou seja, com a trama bem fechada. Mas só isso ainda não resolve o problema, porque o acabamento do tecido também pode ser danificado.

Entre os tecidos com a trama fechada devem ser descartados os Linhos, Sedas e Veludos, pois um simples fio puxado pode destruir a trama do tecido e causar um desastre.

Outro material que não é aconselhável é o couro sintético (couro ecológico, couvin e corino), aliás muitos lugares oferecem este material como opção “anti-gato“, mas é uma grande roubada, pois os couros sintéticos não tem resistência nenhuma aos arranhões.


Abaixo um pouco sobre o tecido:


O suede, comumente utilizado em decoração, é um tecido  sintético de poliéster de acabamento similar a camurça. O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios como sofás, poltronas e almofadas devido às suas características funcionais e alto apelo estético.

Em termos funcionais, a grande vantagem do material está associada à praticidade. O suede é bastante durável e possui boa resistência a manchas e danos causados pela umidade, o que o torna uma excelente opção de forro para estofados de uso regular.

Os principais fatores estéticos associados ao uso do suede em decoração são a variedade de designs e a textura do material. Há uma ampla gama de acabamentos para suede. Além da variedade de tons e texturas, é possível utilizar o tecido de modo a imitar outros materiais  como a camurça e o couro.

 Este tecido além de ter sua trama muito fechada, tem no seu processo de fabricação, um desgaste natural, que o torna já desfiado por natureza. Por sua trama ser bem fechada, as unhas dos gatos tem muita dificuldade de penetração e portanto torna o tecido não muito atraente para os gatos, somado a isso, se o gato tiver êxito em sua empreitada e conseguir danificar o tecido, provavelmente o dano ficará invisível aos seus olhos, pois o tecido consegue esconder com perfeição os danos causados pelos gatos. A má notícia é que provavelmente após um longo período, o gato consiga ter sucesso no processo de destruição, mas isso se ele não desistir antes, porque o tecido realmente não é atraente para o bichano. (E comprovo isso pq aqui em casa, só a Sophie de vez em nunca se arrisca a arranhar o sofá, mas nem começa já desiste! Deve ser muito chato pra eles mesmo... melhor pra gente hehehe)


Dicas de Manutenção para Estofados de Suede


1. Em caso de manchas em sofás e estofados de suede, limpe a área imediatamente com um pano de algodão levemente umedecido ou papel toalha.

2. Manchas resistentes ou antigas podem ser removidas com o uso de um produto específico para limpeza suede. Há diversas opções disponíveis em lojas especializadas em estofados. Outra alternativa é utilizar uma solução de limpeza de água e vinagre branco em medidas iguais. Antes de aplicar a solução de limpeza, teste-a em uma área escondida do móvel para garantir que o produto não altere a cor do tecido.

3. Evite o uso de escovas e acessórios de limpeza de cerdas abrasivas para remover a poeira acumulada nos estofados de suede. Uma boa alternativa é utilizar um aspirador de pó sem a extremidade para remover os resíduos de forma segura.
(fonte: https://www.westwing.com.br)


Diferença entre Suede e UltraSuede:
Bem: NÃO EXISTE DIFERENÇA NENHUMA!
o Suede e o Ultra Suede são o mesmo material, apenas com nomenclatura diferentes!!!
Existem dois tipos de Suede no mercado; a nacional e a importada; as duas tem o processo de fabricação distinto, mas o resultado final é a produção do mesmo tecido: a Suede!
O que varia entre as Suede são os acabamentos, algumas imitam pele de animal, outras são amassadas, outras são mais felpudas, outras são ásperas, outras macias...e assim variam de importador para importador e de fabricante para fabricante, assim como todos os tecidos!

Portanto se você está preocupado entre a diferença de qualidade entre Suede, esqueça esse detalhe, pois o principal é saber se o tecido tem uma boa gramatura (peso por m²), e se tem uma boa resistência, e isso fica muito difícil de saber na loja, pois nem o vendedor do sofá geralmente sabe responder!!!!
A boa notícia é que o Suede  é um tecido muito resistente, isso quer dizer que , escolhendo uma Suede, dificilmente você terá problemas com seu sofá (como eu já disse o meu está firme e forte há 3 anos rs).

Estou falando no Suede por experiência própria, mas existe agora no mercado um outro tipo de tecido que tb super indicam para gatos: o Acquablock.

Esse para mim é novidade, não o conheço no meu sofá kkk portanto, apenas deixarei um pouco sobre ele a nível de "conhecimento" kkkk pra não dizerem que estou "puxando sardinha" para a Suede, mesmo pq não estou ganhando nada com isso, apenas estou partilhando uma experiência que comigo deu certo...

Sobre o tal do Acquablock:
"O Acquablock tem uma trama muito fechada, e devido ao tratamento que recebe para o tornar impermeável praticamente fecha qualquer brecha em sua trama, sendo assim, o tecido acaba se tornando praticamente impenetrável às unhas dos gatos, um verdadeiro terror aos gatos, que tendem a desistir de investir contra um material que não serve para afiar suas garras. A única contra-indicação do Acquablock é que é um tecido não tão macio e confortável quanto a Suede e a Sarja, mas se isso for a solução para ter seu gatinho em casa e também ter um sofá inteiro e apresentável, vale a pena investir no revestimento com este material. Outro cuidado necessário, é optar por cores claras do acquablock, no máximo um bege escuro, pois quando arranhado, pode deixar marcas na resina, assim como acontece com os couros sintéticos. De resto, o tecido é perfeito tanto para o estofamento completo como para a confecção de uma capa de proteção, que é a solução mais fácil já que a maioria dos sofás para áreas internas não é feito com esse material.
Para quem não conhece, o Aquablock é uma linha de tecido da Karsten, e oferece uma boa variedade de padronagens. As famílias com integrantes peludos agradecem!"
(fonte: http://veterinariaxanadu.com.br)

 


Abaixo uma cartela de amostras de Suede usada por uma fábrica de estofados:


Aqui uma pequena "amostra" de sofás em Suede:








(imagens internet)

11 comentários:

  1. Realmente esse tecido é muito bom para quem tem gatos,todos os sofás e poltrona aqui de casa são de suede.O único inconveniente são os pelos dos gatinhos que grudam no tecido e só saem se passarmos aspirador....vc teria outra dica para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode passar um pano que não solte fiapos, umedecido e pronto, não fica um pelo. não use produtos de limpeza. umedece o pano só com água mesmo.

      Excluir
    2. Olá, Denise Costa!
      Sei bem como é... e ás vezes até mesmo com o aspirador ficam alguns rs...
      Eu tenho uma dica que uso MUITO, é tiro e queda rs... Muito simples: Uma luva de borracha (aquelas para limpeza, sabe?) É só colocar a luva na mão e passar no tecido, somente a luva, sem produto NENHUM nem mesmo água!
      Quando soube dessa dica, duvidei, mas funciona muito mesmo!!!
      Teste e depois me conte se gostou! ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Meu sofá é de suede. Na verdade, era. Agora só vejo a madeira dele, pq o suede minhas gatas estragaram inteirinho nas laterais. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, mesmo em suede elas conseguiram detonar?! Danadinhas! rs...
      Vou fazer um post sobre "remendos" (com tecido e apliques de crochet)em poltronas/sofás com arranhados de gatos... Não fica liiiindo de morrer mas dá um bela "amenizada" no estrago...rs
      Beijinhos e Boas Festas!!!

      Excluir
  3. Bom dia!!!
    Em casa utilizo luvas de látex para remover os pêlos, isso mesmo, látex aquelas utilizadas em hospitais, acho que funciona até melhor que panos umidos.

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais eu procuro mais na dúvida eu fico. KKKKK sobre qual sofá comprar. Pois tenho Gatos...então!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Norma! eu tenho o sofá em Suede, já são 4 anos com ele, 5 gatos e ele ainda está "vivo" hahaha Não está detonado...
      Ouço só elogios sobre o "Acquablock". O preço é salgado mas é uma ótima opção!

      Excluir
  5. Há uns quatro anos reformei o sofá e as poltronas com Acquablock, o tecido é ótimo, está resistindo aos meus 18 gatos, só os acabamentos que não resistiram. Não conheço o suede, mas para limpar sugir luvas de borracha (essas de limpeza) e finalizar com o aspirador de pó.

    ResponderExcluir
  6. O meu sofá é de Suede, no início eu protegia com um edredom e faz uns dois anos que deixei ele sem nada. Minhas gata não usam ele para afiar as unhas, mas tem o costume de andar deitada pelas partes inferiores e isso deixou alguns furinhos. Temos o sofá a 5 anos e posso afirmar que Suede é o que mais disfarça as unhadas. O Aquablock não deve ser nada confortável pois faz a pele suar, não dá pra ficar sentado muito tempo... Nunca tive de Aquablock, mas esse dias comprei tecido para fazer uns futons e eu estava certa de levar Aquablock mas desisti pela falta de conforto.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, será que meus gatos são uns dos poucos que conseguem acabar com o suede??? Tenho arranhadores de parede, de papelão e de corda, mas eles gostam mesmo do sofá. Reformei, coloquei suede, mas agora já esta com "franja" nas laterais (rsrsrs...)! tentarei o acquablock. amo gatos! beijos gateiras.

    ResponderExcluir

sábado, 30 de janeiro de 2016

Sofá "anti-gatos"



Não é mágica, é um tecido chamado Suede.
Eu tinha um sofá de couro, que em menos de 1 mês o conjunto foi totalmente destruído por uma gata. 
Aí vc fala: ué, compra um arranhador para gatos! Mas eu tinha, sempre tives, e eles NUNCA deram bola!!!!! (Pra que usar um arranhador sem graça se tem um sofá que é bem mais legal... rsrs)
Até comprei uns cheios de frescuras, com casinha, brinquedinho... joguei dinheiro fora... rsrs
(A Jeannie destruidora kkkk olha que carinha de meiga... só a cara pq as unhas!!!!! kkkk)

Oi? Como assim? Isso mesmo! Quem tem gatos sabem do que estou falando... das famosas "arranhadinhas" básicas que os gatos dão em móveis, e eles adoram o sofá!!!! Entenda esse comportamento aqui
Enfim... PT no meu sofá... Ao adquirir outro, comecei pesquisar sobre algum tecido que resistisse aos gatos...rsrsrs 
Fui a inúmeras lojas ver modelos e em uma delas, o vendedor me "apresentou" ao Suede... Ele contou que tinha gatos e o tecido era resistente. Confiei, comprei o sofá neste tecido e que bom que ele estava certo! Quase três anos depois, três gatos em casa e meu sofá está firme e forte! Sem nenhum fio puxado!!!!!!

 Anote a lista dos piores tecidos para quem tem gatos em casa: Chenille, Jacquard, Rústicos, Linhão e tecidos à base de Juta.

Para preservar nossos estofados a ideia é dificultar o trabalho dos gatos. Os melhores tecidos,  na opinião dos gatos, são aqueles com a trama bem definida e aberta, onde as unhas entram com facilidade. Evite esses tecidos em casa.

A solução são tecidos que não sejam fáceis de enroscar as unhas, ou seja, com a trama bem fechada. Mas só isso ainda não resolve o problema, porque o acabamento do tecido também pode ser danificado.

Entre os tecidos com a trama fechada devem ser descartados os Linhos, Sedas e Veludos, pois um simples fio puxado pode destruir a trama do tecido e causar um desastre.

Outro material que não é aconselhável é o couro sintético (couro ecológico, couvin e corino), aliás muitos lugares oferecem este material como opção “anti-gato“, mas é uma grande roubada, pois os couros sintéticos não tem resistência nenhuma aos arranhões.


Abaixo um pouco sobre o tecido:


O suede, comumente utilizado em decoração, é um tecido  sintético de poliéster de acabamento similar a camurça. O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios como sofás, poltronas e almofadas devido às suas características funcionais e alto apelo estético.

Em termos funcionais, a grande vantagem do material está associada à praticidade. O suede é bastante durável e possui boa resistência a manchas e danos causados pela umidade, o que o torna uma excelente opção de forro para estofados de uso regular.

Os principais fatores estéticos associados ao uso do suede em decoração são a variedade de designs e a textura do material. Há uma ampla gama de acabamentos para suede. Além da variedade de tons e texturas, é possível utilizar o tecido de modo a imitar outros materiais  como a camurça e o couro.

 Este tecido além de ter sua trama muito fechada, tem no seu processo de fabricação, um desgaste natural, que o torna já desfiado por natureza. Por sua trama ser bem fechada, as unhas dos gatos tem muita dificuldade de penetração e portanto torna o tecido não muito atraente para os gatos, somado a isso, se o gato tiver êxito em sua empreitada e conseguir danificar o tecido, provavelmente o dano ficará invisível aos seus olhos, pois o tecido consegue esconder com perfeição os danos causados pelos gatos. A má notícia é que provavelmente após um longo período, o gato consiga ter sucesso no processo de destruição, mas isso se ele não desistir antes, porque o tecido realmente não é atraente para o bichano. (E comprovo isso pq aqui em casa, só a Sophie de vez em nunca se arrisca a arranhar o sofá, mas nem começa já desiste! Deve ser muito chato pra eles mesmo... melhor pra gente hehehe)


Dicas de Manutenção para Estofados de Suede


1. Em caso de manchas em sofás e estofados de suede, limpe a área imediatamente com um pano de algodão levemente umedecido ou papel toalha.

2. Manchas resistentes ou antigas podem ser removidas com o uso de um produto específico para limpeza suede. Há diversas opções disponíveis em lojas especializadas em estofados. Outra alternativa é utilizar uma solução de limpeza de água e vinagre branco em medidas iguais. Antes de aplicar a solução de limpeza, teste-a em uma área escondida do móvel para garantir que o produto não altere a cor do tecido.

3. Evite o uso de escovas e acessórios de limpeza de cerdas abrasivas para remover a poeira acumulada nos estofados de suede. Uma boa alternativa é utilizar um aspirador de pó sem a extremidade para remover os resíduos de forma segura.
(fonte: https://www.westwing.com.br)


Diferença entre Suede e UltraSuede:
Bem: NÃO EXISTE DIFERENÇA NENHUMA!
o Suede e o Ultra Suede são o mesmo material, apenas com nomenclatura diferentes!!!
Existem dois tipos de Suede no mercado; a nacional e a importada; as duas tem o processo de fabricação distinto, mas o resultado final é a produção do mesmo tecido: a Suede!
O que varia entre as Suede são os acabamentos, algumas imitam pele de animal, outras são amassadas, outras são mais felpudas, outras são ásperas, outras macias...e assim variam de importador para importador e de fabricante para fabricante, assim como todos os tecidos!

Portanto se você está preocupado entre a diferença de qualidade entre Suede, esqueça esse detalhe, pois o principal é saber se o tecido tem uma boa gramatura (peso por m²), e se tem uma boa resistência, e isso fica muito difícil de saber na loja, pois nem o vendedor do sofá geralmente sabe responder!!!!
A boa notícia é que o Suede  é um tecido muito resistente, isso quer dizer que , escolhendo uma Suede, dificilmente você terá problemas com seu sofá (como eu já disse o meu está firme e forte há 3 anos rs).

Estou falando no Suede por experiência própria, mas existe agora no mercado um outro tipo de tecido que tb super indicam para gatos: o Acquablock.

Esse para mim é novidade, não o conheço no meu sofá kkk portanto, apenas deixarei um pouco sobre ele a nível de "conhecimento" kkkk pra não dizerem que estou "puxando sardinha" para a Suede, mesmo pq não estou ganhando nada com isso, apenas estou partilhando uma experiência que comigo deu certo...

Sobre o tal do Acquablock:
"O Acquablock tem uma trama muito fechada, e devido ao tratamento que recebe para o tornar impermeável praticamente fecha qualquer brecha em sua trama, sendo assim, o tecido acaba se tornando praticamente impenetrável às unhas dos gatos, um verdadeiro terror aos gatos, que tendem a desistir de investir contra um material que não serve para afiar suas garras. A única contra-indicação do Acquablock é que é um tecido não tão macio e confortável quanto a Suede e a Sarja, mas se isso for a solução para ter seu gatinho em casa e também ter um sofá inteiro e apresentável, vale a pena investir no revestimento com este material. Outro cuidado necessário, é optar por cores claras do acquablock, no máximo um bege escuro, pois quando arranhado, pode deixar marcas na resina, assim como acontece com os couros sintéticos. De resto, o tecido é perfeito tanto para o estofamento completo como para a confecção de uma capa de proteção, que é a solução mais fácil já que a maioria dos sofás para áreas internas não é feito com esse material.
Para quem não conhece, o Aquablock é uma linha de tecido da Karsten, e oferece uma boa variedade de padronagens. As famílias com integrantes peludos agradecem!"
(fonte: http://veterinariaxanadu.com.br)

 


Abaixo uma cartela de amostras de Suede usada por uma fábrica de estofados:


Aqui uma pequena "amostra" de sofás em Suede:








(imagens internet)

11 comentários:

  1. Realmente esse tecido é muito bom para quem tem gatos,todos os sofás e poltrona aqui de casa são de suede.O único inconveniente são os pelos dos gatinhos que grudam no tecido e só saem se passarmos aspirador....vc teria outra dica para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode passar um pano que não solte fiapos, umedecido e pronto, não fica um pelo. não use produtos de limpeza. umedece o pano só com água mesmo.

      Excluir
    2. Olá, Denise Costa!
      Sei bem como é... e ás vezes até mesmo com o aspirador ficam alguns rs...
      Eu tenho uma dica que uso MUITO, é tiro e queda rs... Muito simples: Uma luva de borracha (aquelas para limpeza, sabe?) É só colocar a luva na mão e passar no tecido, somente a luva, sem produto NENHUM nem mesmo água!
      Quando soube dessa dica, duvidei, mas funciona muito mesmo!!!
      Teste e depois me conte se gostou! ;)
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Meu sofá é de suede. Na verdade, era. Agora só vejo a madeira dele, pq o suede minhas gatas estragaram inteirinho nas laterais. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, mesmo em suede elas conseguiram detonar?! Danadinhas! rs...
      Vou fazer um post sobre "remendos" (com tecido e apliques de crochet)em poltronas/sofás com arranhados de gatos... Não fica liiiindo de morrer mas dá um bela "amenizada" no estrago...rs
      Beijinhos e Boas Festas!!!

      Excluir
  3. Bom dia!!!
    Em casa utilizo luvas de látex para remover os pêlos, isso mesmo, látex aquelas utilizadas em hospitais, acho que funciona até melhor que panos umidos.

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais eu procuro mais na dúvida eu fico. KKKKK sobre qual sofá comprar. Pois tenho Gatos...então!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Norma! eu tenho o sofá em Suede, já são 4 anos com ele, 5 gatos e ele ainda está "vivo" hahaha Não está detonado...
      Ouço só elogios sobre o "Acquablock". O preço é salgado mas é uma ótima opção!

      Excluir
  5. Há uns quatro anos reformei o sofá e as poltronas com Acquablock, o tecido é ótimo, está resistindo aos meus 18 gatos, só os acabamentos que não resistiram. Não conheço o suede, mas para limpar sugir luvas de borracha (essas de limpeza) e finalizar com o aspirador de pó.

    ResponderExcluir
  6. O meu sofá é de Suede, no início eu protegia com um edredom e faz uns dois anos que deixei ele sem nada. Minhas gata não usam ele para afiar as unhas, mas tem o costume de andar deitada pelas partes inferiores e isso deixou alguns furinhos. Temos o sofá a 5 anos e posso afirmar que Suede é o que mais disfarça as unhadas. O Aquablock não deve ser nada confortável pois faz a pele suar, não dá pra ficar sentado muito tempo... Nunca tive de Aquablock, mas esse dias comprei tecido para fazer uns futons e eu estava certa de levar Aquablock mas desisti pela falta de conforto.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, será que meus gatos são uns dos poucos que conseguem acabar com o suede??? Tenho arranhadores de parede, de papelão e de corda, mas eles gostam mesmo do sofá. Reformei, coloquei suede, mas agora já esta com "franja" nas laterais (rsrsrs...)! tentarei o acquablock. amo gatos! beijos gateiras.

    ResponderExcluir