terça-feira, 27 de agosto de 2013

Chia

Se a farinha de feijão emagrece, eu não sei, gosto de falar do que sei, do que já usei, e eis que venho falar da minha grande amiga: A semente de Chia! Aplausos clap!clap!clap! Sim, ela merece! Sumiu com vários quilos meus, é uma linda!!!!! Vamos à história de amor entre mim e a chia:

Tudo começou umm tempo atrás...
Estava acima do peso.
Lógico que eu tinha consciência disso!!!! Tenho espelho em casa caspita! Mas o fator delator é um só: AS ROUPAS! Desespero nada mais serve... Aff! Não gosto nem de lembrar! corror!!!! Enfim aí comecei claro a tentar solucionar o assunto... Primeiro passo: Dietas!
Não acho que me alimento mal... Frutas, legumes e verduras fazem parte do meu cardápio desde pequena!
O problema são eles, os vilões, malvados e deliciosos: DOCES!!!!
AAAAAi mas um pouco só não faz mal etc... E QUEM DISSE QUE CONSIGO COMER UM POUCOOOOOO???? Ai me stresso... Estava naquelas de só 1 bolacha ( e comia o pacote) ai, só 1 bombom (e comia a caixa) essas coisas....
Aí comecei com os shakes... sim, eu até emagreci!!! mas depois de um mês quem falou que conseguia tomar? Só o cheiro me embrulhava o estômago... Resultado: O que perdi voltou....
Depois foi a dieta da sopa... sim, eu até emagreci!!!! Muitos legumes etc e tal... Depois de 2 meses, a sopa não descia mais....
Aí veio as retardatices: comer só bolacha água e sal, só tomar chá, só comer salada.... sim, tudo isso funciona.... POR ALGUNS DIAS! Radicalismo nunca dá certo e eu senti isso na pele!!! Por dentro tb... anemia, depressão... Nunca façam isso, é sério! E como as outras acima citadas, depois de um tempo vc não consegue nem ver tais alimentos... Isso não é legal...
Ai veio a fase da Ração Humana.... Super mega blaster balanceada, faz mega ultra power bem, emagrece e tals.... Nossa realmente muito bom! Regula intestino, controla saciedade... resumindo: Hoje se sinto o cheiro de ração humana eu vomito! Fato! Joguei vários quilos fora.... judiera, mas estavam vencido....
Gente, TUDO que me falavam q emagrecia eu fazia!!!!
Desde dietas, até yoga, simpatias, TUDO! Comprei uns elásticos para exercício, na época era moda (vc usou? nem eu) Comprei uma esteira elétrica (se usei 2x foi muito)....

Cansei! Fui procurar ajuda médica...
MÉDICA Nutricionista na época para mim era igual a nada... magina passar uma dieta isso é mole, eu procuro na internet e pronto!
Ah, fiz a dieta dos pontos tb! Essa eu perdi peso, eu gostei bastante, mas pra variar larguei mão....
Voltando ao assunto, procurei um endócrino!
Eames exames exames
Entrei no remédio... em 3 meses emagreci tudo que eu queria! Não me fazia mau, não tive nenhum problema... até que resolveram proibir o remédio... Enquanto eu tomava, tudo lindo... foi para em 1 mês engordei tudo que havia perdido....
Nesse desespero encontro uma mãe de um colega do meu filho na porta da escola... E ela: Nossa Cris, vc está grávida de novo???? @#$%&*!!!! Tipo, não me magoei (só exclui do facebook, se encontro na rua finjo que não vi hehehehehehe)
Uma semana depois teve uma feira de ciências no colégio, e minha filha era feirante, explicava os grãos que faziam bem à saúde, uma fofura! Olha ela aí:
Com a prô Evani (ai que saudades!)
Enfim.... Tinha várias sementes, eu conhecia quase todas, menos uma tal de CHIA. A prô da Gi está estudando Nutrição e fui perguntar pra ela quais os benefícios da chia, e ela me explicou direitinho, mas eu só lembro qdo ela falou: É cara mas emagrece MESMO!
Tá, falou a palavra mágica né... No dia seguinte corri atrás da tal chia e comecei a usar (no final coloco alguma matéria sobre a chia e como usar).... Uma semana depois eu já havia emagrecido (pouco mas nem senti) pq não fiz dieta radical, não passei fome nada disso, continuei me alimentando normalmente só adicionei a chia de manhã e a noite... Parece mentira mas sou a prova viva (e magra uhul) a chia tirou minha ansiedade (o q fazia me atacar doces), regulou meu intestino, (tá nunca tive problemas mas senti que melhorou) melhorou minha pele, meu humor... Tomei certinho, de manhã e a noite, 1 colher de sopa de chia com iogurte desnatado, leite, suco por 8 meses. Ainda tomo, mas não rigidamente (mais pra manutenção), tomo as vezes de manhã ou a noite... Tá, ela pode não ser milagrosa, mas eu a considero!!!! Não é mágica, mas me tirou a vontade de doces (ainda como claro) mas me ensinou ( ah vá uma semente ensina algo?) é que não sei explicar mas passei a cuidar muito bem da minha alimentação. Durante a semana não como nenhum tipo de pão, nem arroz, nem mesmo integral que eu gosto! (substituí por frutas, legumes e verduras eu comia MUITO arroz e 2!! pães na chapa de manhã) (Ai final de semana miacabo kkk) é nada, no começo foi complicado mas me acostumei e nem sinto falta, final de semana como, claro, mas não exagero. Nem que eu queira parece que não vai.... Indico pra todo mundo! Emagreci tudo que eu queria sem radicalismo nem remédios e estou muito muito muito contente!!!! Poderia ter emagrecido mais com exercícios, mas definitivamente não gosto de academia!!!! Levo meus filhos todos os dias, eles intercalam entre natação
e jiu-jitsu...
mas não gosto! Sei da importância da prática de atividades físicas (só não tenho vergonha na cara hehe) Já fiz academia na adolescência (quando não precisava era mais pra fazer companhia para uma amiga que trabalhava lá) na época era festa, agora não desce... Adoro dança, amo ballet acho lindo, coloquei a Gi com 3 anos
                                                            ( A Gigi é a da esquerda)
Aí no começo desse ano minha prima que sempre fez aula de dança comentou que gostaria de fazer ballet... Indiquei o estúdio que a Gigi fazia ela foi fez uma aula gostou e começou a fazer, e me convidou. Adorei a idéia, acho lindo, é uma ótima atividade física... MAAAAAS já veio na minha cabeça... tudo bem que têm aula para adultos mas me imaginei na meninada (sim pq a idade média lá é 23 anos), a tiazona gorducha fazendo ballet... que mico!!!!! Preconceito meu? Total, não me via pagando de gatinha kkkk
E acabei não indo... quem sabe agora não me arrisco?????????? (só que não hehehe)

matéria extraída do site da Veja

Dez benefícios da chia para a saúde


Grãos de chia: benefícios para a saúde vão muito além do emagrecimento (Foto: Thinkstock)
Início de ano, para muitos, é sinônimo de começo de dieta. Emagrecer, afinal, está quase sempre entre as grandes metas de réveillon. Isso faz com que alguns alimentos que prometem facilitar esse objetivo sejam mais procurados. A chia é um deles.
Originário do México e Colômbia, o grão da chia (Salvia hispânica L.) já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).
Pelo excelente conteúdo nutricional, a chia ganhou a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso. Outras propriedades do grão, porém, merecem ser destacadas. Conheça alguns dos seus benefícios:
1 – Tem ação anti-inflamatória, porque  o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. Um estudo realizado por AYERZA, R e COATES W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007 , mostrou que a dieta contendo chia, tanto na forma de grão como na forma de óleo, foi capaz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.
2 – Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
3 – Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. CHICCO,A. e colaboradores, em 2009, publicaram na revista British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo o grão de chia influencia positivamente na melhora da resistência à insulina, o que é fundamental para o bom controle do diabetes.
4 – É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.
5 – Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. Em março de 2011, na revista Journal of Nutritional Biochemistry, pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação dos animais analisados melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.
6 – Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.
7 – O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.
8 – A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.
9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscularno pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.
10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.
Como incluir na alimentação
É possível encontrar a chia em diferentes formas:
Grãos (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).
Óleo: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.
Farinha: É o produto final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
É possível ainda encontrar chia em de flocos e em cápsulas.
É importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios para a saúde. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes.

0 comentários:

Postar um comentário

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Chia

Se a farinha de feijão emagrece, eu não sei, gosto de falar do que sei, do que já usei, e eis que venho falar da minha grande amiga: A semente de Chia! Aplausos clap!clap!clap! Sim, ela merece! Sumiu com vários quilos meus, é uma linda!!!!! Vamos à história de amor entre mim e a chia:

Tudo começou umm tempo atrás...
Estava acima do peso.
Lógico que eu tinha consciência disso!!!! Tenho espelho em casa caspita! Mas o fator delator é um só: AS ROUPAS! Desespero nada mais serve... Aff! Não gosto nem de lembrar! corror!!!! Enfim aí comecei claro a tentar solucionar o assunto... Primeiro passo: Dietas!
Não acho que me alimento mal... Frutas, legumes e verduras fazem parte do meu cardápio desde pequena!
O problema são eles, os vilões, malvados e deliciosos: DOCES!!!!
AAAAAi mas um pouco só não faz mal etc... E QUEM DISSE QUE CONSIGO COMER UM POUCOOOOOO???? Ai me stresso... Estava naquelas de só 1 bolacha ( e comia o pacote) ai, só 1 bombom (e comia a caixa) essas coisas....
Aí comecei com os shakes... sim, eu até emagreci!!! mas depois de um mês quem falou que conseguia tomar? Só o cheiro me embrulhava o estômago... Resultado: O que perdi voltou....
Depois foi a dieta da sopa... sim, eu até emagreci!!!! Muitos legumes etc e tal... Depois de 2 meses, a sopa não descia mais....
Aí veio as retardatices: comer só bolacha água e sal, só tomar chá, só comer salada.... sim, tudo isso funciona.... POR ALGUNS DIAS! Radicalismo nunca dá certo e eu senti isso na pele!!! Por dentro tb... anemia, depressão... Nunca façam isso, é sério! E como as outras acima citadas, depois de um tempo vc não consegue nem ver tais alimentos... Isso não é legal...
Ai veio a fase da Ração Humana.... Super mega blaster balanceada, faz mega ultra power bem, emagrece e tals.... Nossa realmente muito bom! Regula intestino, controla saciedade... resumindo: Hoje se sinto o cheiro de ração humana eu vomito! Fato! Joguei vários quilos fora.... judiera, mas estavam vencido....
Gente, TUDO que me falavam q emagrecia eu fazia!!!!
Desde dietas, até yoga, simpatias, TUDO! Comprei uns elásticos para exercício, na época era moda (vc usou? nem eu) Comprei uma esteira elétrica (se usei 2x foi muito)....

Cansei! Fui procurar ajuda médica...
MÉDICA Nutricionista na época para mim era igual a nada... magina passar uma dieta isso é mole, eu procuro na internet e pronto!
Ah, fiz a dieta dos pontos tb! Essa eu perdi peso, eu gostei bastante, mas pra variar larguei mão....
Voltando ao assunto, procurei um endócrino!
Eames exames exames
Entrei no remédio... em 3 meses emagreci tudo que eu queria! Não me fazia mau, não tive nenhum problema... até que resolveram proibir o remédio... Enquanto eu tomava, tudo lindo... foi para em 1 mês engordei tudo que havia perdido....
Nesse desespero encontro uma mãe de um colega do meu filho na porta da escola... E ela: Nossa Cris, vc está grávida de novo???? @#$%&*!!!! Tipo, não me magoei (só exclui do facebook, se encontro na rua finjo que não vi hehehehehehe)
Uma semana depois teve uma feira de ciências no colégio, e minha filha era feirante, explicava os grãos que faziam bem à saúde, uma fofura! Olha ela aí:
Com a prô Evani (ai que saudades!)
Enfim.... Tinha várias sementes, eu conhecia quase todas, menos uma tal de CHIA. A prô da Gi está estudando Nutrição e fui perguntar pra ela quais os benefícios da chia, e ela me explicou direitinho, mas eu só lembro qdo ela falou: É cara mas emagrece MESMO!
Tá, falou a palavra mágica né... No dia seguinte corri atrás da tal chia e comecei a usar (no final coloco alguma matéria sobre a chia e como usar).... Uma semana depois eu já havia emagrecido (pouco mas nem senti) pq não fiz dieta radical, não passei fome nada disso, continuei me alimentando normalmente só adicionei a chia de manhã e a noite... Parece mentira mas sou a prova viva (e magra uhul) a chia tirou minha ansiedade (o q fazia me atacar doces), regulou meu intestino, (tá nunca tive problemas mas senti que melhorou) melhorou minha pele, meu humor... Tomei certinho, de manhã e a noite, 1 colher de sopa de chia com iogurte desnatado, leite, suco por 8 meses. Ainda tomo, mas não rigidamente (mais pra manutenção), tomo as vezes de manhã ou a noite... Tá, ela pode não ser milagrosa, mas eu a considero!!!! Não é mágica, mas me tirou a vontade de doces (ainda como claro) mas me ensinou ( ah vá uma semente ensina algo?) é que não sei explicar mas passei a cuidar muito bem da minha alimentação. Durante a semana não como nenhum tipo de pão, nem arroz, nem mesmo integral que eu gosto! (substituí por frutas, legumes e verduras eu comia MUITO arroz e 2!! pães na chapa de manhã) (Ai final de semana miacabo kkk) é nada, no começo foi complicado mas me acostumei e nem sinto falta, final de semana como, claro, mas não exagero. Nem que eu queira parece que não vai.... Indico pra todo mundo! Emagreci tudo que eu queria sem radicalismo nem remédios e estou muito muito muito contente!!!! Poderia ter emagrecido mais com exercícios, mas definitivamente não gosto de academia!!!! Levo meus filhos todos os dias, eles intercalam entre natação
e jiu-jitsu...
mas não gosto! Sei da importância da prática de atividades físicas (só não tenho vergonha na cara hehe) Já fiz academia na adolescência (quando não precisava era mais pra fazer companhia para uma amiga que trabalhava lá) na época era festa, agora não desce... Adoro dança, amo ballet acho lindo, coloquei a Gi com 3 anos
                                                            ( A Gigi é a da esquerda)
Aí no começo desse ano minha prima que sempre fez aula de dança comentou que gostaria de fazer ballet... Indiquei o estúdio que a Gigi fazia ela foi fez uma aula gostou e começou a fazer, e me convidou. Adorei a idéia, acho lindo, é uma ótima atividade física... MAAAAAS já veio na minha cabeça... tudo bem que têm aula para adultos mas me imaginei na meninada (sim pq a idade média lá é 23 anos), a tiazona gorducha fazendo ballet... que mico!!!!! Preconceito meu? Total, não me via pagando de gatinha kkkk
E acabei não indo... quem sabe agora não me arrisco?????????? (só que não hehehe)

matéria extraída do site da Veja

Dez benefícios da chia para a saúde


Grãos de chia: benefícios para a saúde vão muito além do emagrecimento (Foto: Thinkstock)
Início de ano, para muitos, é sinônimo de começo de dieta. Emagrecer, afinal, está quase sempre entre as grandes metas de réveillon. Isso faz com que alguns alimentos que prometem facilitar esse objetivo sejam mais procurados. A chia é um deles.
Originário do México e Colômbia, o grão da chia (Salvia hispânica L.) já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).
Pelo excelente conteúdo nutricional, a chia ganhou a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso. Outras propriedades do grão, porém, merecem ser destacadas. Conheça alguns dos seus benefícios:
1 – Tem ação anti-inflamatória, porque  o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. Um estudo realizado por AYERZA, R e COATES W, publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism em 2007 , mostrou que a dieta contendo chia, tanto na forma de grão como na forma de óleo, foi capaz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.
2 – Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
3 – Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. CHICCO,A. e colaboradores, em 2009, publicaram na revista British Journal of Nutrition um estudo que concluiu que uma dieta incluindo o grão de chia influencia positivamente na melhora da resistência à insulina, o que é fundamental para o bom controle do diabetes.
4 – É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.
5 – Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. Em março de 2011, na revista Journal of Nutritional Biochemistry, pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação dos animais analisados melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.
6 – Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.
7 – O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.
8 – A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.
9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscularno pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.
10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.
Como incluir na alimentação
É possível encontrar a chia em diferentes formas:
Grãos (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).
Óleo: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.
Farinha: É o produto final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
É possível ainda encontrar chia em de flocos e em cápsulas.
É importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios para a saúde. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário